Mensagem


2ª Reunião Anual — “Doenças Autoimunes”

30, 31 de Janeiro e 1 de Fevereiro 2004 Seminário de Vilar, Porto


No ano de 2004 repetiu-se o tema “Doenças Autoimunes”, por insistência de alguns participantes. A Comissão Organizadora sofreu pequenas alterações, com entrada de novos membros e saída de outros. A Comissão Científica foi alterada para uma composição definitiva com o Prof. Doutor Carlos Ferreira, o Dr. Carlos Vasconcelos o Dr. Jorge Crespo, a Prof. Doutora Lèlita Santos e o Dr. Rui Castanheira. Foi novamente um sucesso, com grande qualidade e actualidade dos temas abordados. No primeiro dia tivemos a ausência forçada dos convidados ingleses, por impossibilidade de vôos de Londres, devido ao mau tempo.

Tivemos o prazer de ouvir pela primeira vez o Prof. Doutor Yehuda Schoenfeld, figura mundialmente conhecida pelos trabalhos na área da autoimunidade e apreciado por todos, não só pela sua qualidade científica como pelos seus dotes oratórios. A sessão teórico-prática foi novamente um êxito, pela excelência dos casos clínicos, como pela eloquência dos peritos. O jantar foi na Quinta de Santo António, em S. Mamede e os almoços no Seminário.

Na cerimónia de abertura, presidida pelo representante da ARS-Norte, com a presença do Presidente da Secção Norte da Ordem dos Médicos, Dr. Miguel Leão e do Presidente da SPMI, Prof. Doutor Fernando Santos, foi homenageado o Dr. Barros Veloso, ex-Presidente da SPMI com elogio feito pelo Dr. Filipe Basto. Foi proferida uma palestra sobre a história da Torre dos Clérigos. A Indústria Farmacêutica voltou a aderir em peso, colaborando com stands e com apoio dos almoços e do jantar. De realçar o apoio de AstraZeneca e de Boehringer-Ingelheim.

No dia anterior foi oferecido um jantar aos representantes da Indústria Farmacêutica, na Fundação Cupertino de Miranda, precedido de uma conferência sobre a história da pintura, proferida pelo Prof. Doutor Levi Guerra e por uma apresentação pública da Associação. Esteve disponível um livro sobre as armas da cidade do Porto, da autoria da Dr.ª Carla Dias e comparticipado pelos laboratórios Wyeth.

Foi muito bem recebida esta iniciativa. Estiveram presentes, em número significativo, representantes de todos os laboratórios que têm apoiado a Associação, merecendo destaque a presença das mais altas chefias de AstraZeneca. Durante os dias da reunião esteve presente, no Seminário de Vilar, uma exposição de pintura de autoria do Prof. Doutor Levi Guerra.

O Secretariado foi da responsabilidade da Acrópole.

Major Sponsors

actelion bayer roche servier

Gold Sponsors

boehringer glaxo merck

Silver Sponsors

abbot astrazeneca cslbehring leo-pharma menarini octapharma omtapharma pfizer phadia sanofi