Mensagem


7ª Reunião Internacional Medinterna — “Controvérsias em Doenças Autoimunes”

29, 30 e 31 Janeiro, 2009
Fundação Cupertino de Miranda, Porto


A Associação Medinterna vai organizar a 7ª Reunião Anual sobre doenças autoimunes nos dias 29, 30 e 31 de Janeiro de 2009, na Fundação Cupertino de Miranda, no Porto, sobre o tema “Controvérsias em Doenças Autoimunes”.

O objectivo principal destas reuniões é promover e apoiar a formação pós-graduada em Medicina Interna, sobretudo para Internos Complementares.

As doenças autoimunes são as doenças que mais desafiam a capacidade de diagnóstico e a estratégia terapêutica para a Medicina Interna, que é a especialidade melhor vocacionada para abordar o atingimento multissistémico e multidisciplinar destas doenças, muitas vezes com necessidade de decisões rápidas e difíceis. São muitas as situações polémicas, que originam posições controversas, com incidência especial na terapêutica do LES, no diagnóstico e tratamento da síndrome antifosfolipídea, nos casos de síndrome pulmão-rim, no uso da terapêutica biológica, no diagnóstico da doença mista do tecido conjuntivo, no papel das dislipidemias e da aterogénese no desenvolvimento da aterosclerose nestas doenças e em muitas outras situações.

O programa científico será desenvolvido com discussão interactiva de casos clínicos, com mesas redondas, com conferências e com debates controversos, juntando palestrantes de Barcelona, Madrid, Londres, Cambridge, Telavive, Bruxelas e Pisa, assim como portugueses de inegável idoneidade. Como novidade um perito fará um sumário do mais importante aprendido em cada período da reunião e haverá um resumo final.

Esperamos que os temas tratados sejam do interesse de todos os participantes e que tragam algo de novo e útil para a prática clínica. Todos os internistas e imunologistas, em especial os Internos Complementares, estão convidados a participar nos trabalhos científicos, nos almoços de trabalho e no programa social.

Na cerimónia de abertura será homenageado o Dr. Josep Font, distinto internista de Barcelona, recentemente falecido, que se distinguiu no campo das doenças autoimunes, tendo, em muito, contribuído para o avanço da abordagem destas doenças.

Contamos com todos. Até breve.

Carlos Dias

Major Sponsors

actelion bayer roche servier

Gold Sponsors

boehringer glaxo merck

Silver Sponsors

abbot astrazeneca cslbehring leo-pharma menarini octapharma omtapharma pfizer phadia sanofi