Homenageado


8th Medinterna International Meeting - “Systemic Autoimmune Diseases Revisited”

20th, 21st, 22nd And 23rd January 2010
Ipanema Park Hotel, Porto


Mário Magalhães Borges Alexandrino

Licenciou-se em Medicina pela Universidade de Coimbra e fez toda a sua vida hospitalar, na Medicina Interna, nos Serviços de Medicina 2 dos Hospitais da Universidade de Coimbra, que iniciou em 01/04/ 1969, interrompida para cumprimento do Serviço Militar obrigatório, como médico, entre 07/04/1970 e 22/07/1973, e até à sua aposentação, como Chefe de Serviço, a 1 de Novembro de 2005.

Teve como Directores de Serviço os Professores Antunes de Azevedo, Políbio Serra e Silva e José Júlio Moura e destaca como muito importantes na sua formação clínica o Dr. Abreu Barreto, no Internato Geral, e o Dr. António Donato, no Internato Complementar de Medicina Interna.
Colaborou com o ensino pré graduado: na Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, tendo sido responsável pelo ensino teórico das cadeiras de Semiótica Laboratorial (5º ano, a convite do Professor Orlando Pinto), Farmácia Clínica (5º ano, por convite dos Professores Pinho Brôjo e Margarida Caramona) e Fisiopatologia Humana (do 3º ano e por convite da Professora Margarida Caramona) e no ensino prático da Faculdade de Medicina, quase sempre no âmbito da sua actividade de médico hospitalar.

Colaborou, e especialmente, no ensino pós graduado de medicina, tendo sido o responsável pelo Internato Médico no Serviço de Medicina 2, enquanto perdurou tal cargo. Participou e realizou inúmeras actividades, apresentando casuística do serviço e resultados de investigação clínica, em reuniões da Medicina Interna, da Medicina Familiar, da Neurologia, da Reumatologia, da Oncologia, da Gastroenterologia, da Ginecologia, da Hematologia, da Ortopedia e da Cirurgia. Divulgou entidades subdiagnosticadas, doenças de “fronteira” e quadros raros.
Colaborou com a Farmácia Hospitalar, com o Professor Jorge Batel Marques e o Dr. António Feio, em múltiplas actividades.
É autor ou co-autor de mais de 125 publicações médicas e de mais de 300 comunicações em reuniões científicas.
Sob a direcção do Professor José Júlio Alves de Moura, de 1998 a 2005, como Chefe de Serviço de Medicina Interna, teve a responsabilidade da Produção Científica e da Investigação Clínica, de que resultaram 120 comunicações, das quais 10 de Casuísticas/Séries e 16 relatos de investigação clínica.

A sua actividade clínica e interesse especial pelas doenças autoimunes e pela patologia loco-regional levam-no a criar e a dinamizar, com os colegas Deolinda Portelinha, Alves de Moura e Jorge Fortuna, o GEDAI, Grupo de Estudos das Doenças Auto Imunes da região centro, com envolvimento de colegas dos serviços de Medicina Interna dos Hospitais da Região Centro, e que perdurou até depois da reactivação do NEDAI, Núcleo de Estudos das Doenças Auto Imunes da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna. Este interesse e actividades terão sido uma das razões da nomeação como Sócio Honorário do NEDAI, em 24 de Março de 2007, da iniciativa do Dr. Luís Campos, um dos prémios que mais preza ao longo da sua vida.

Desde há 33 anos que é médico de si próprio.

“O passado é um país estrangeiro. tudo lá era de outra maneira”, L. P. Hartley, citado em História de Portugal, Ramos R., Sousa B V e Monteiro N G, Novembro 2009.

Major Sponsors

actelion bayer roche servier

Gold Sponsors

boehringer glaxo merck

Silver Sponsors

abbot astrazeneca cslbehring leo-pharma menarini octapharma omtapharma pfizer phadia sanofi