Mensagem


9th Medinterna International Meeting
Hospital de S. João

“Pearls in connective autoimmune diseases”

26 — 29 Janeiro 2011 | Ipanema Park Hotel, Porto


Caros Colegas,

A Associação Medinterna vai organizar a 9.ª Reunião Internacional sobre Doenças Autoimunes com o tema “Pérolas nas Doenças Autoimunes” de 26 a 29 de Janeiro de 2011, no Hotel Ipanema Park, no Porto.

O objectivo principal destas reuniões é actualizar os conhecimentos na área das doenças autoimunes, assim como criar fundos para promover e apoiar a formação pós-graduada em Medicina Interna, sobretudo para Internos Complementares.

As Doenças Autoimunes são as doenças que mais desafiam a capacidade de diagnóstico e a estratégia terapêutica para a Medicina Interna, que é a especialidade melhor vocacionada para abordar o atingimento multissistémico e multidisciplinar destas doenças, muitas vezes exigindo decisões rápidas e difíceis. É uma área da Medicina Interna em contínuo desenvolvimento, com novos resultados de múltiplos ensaios clínicos, que originam avanços terapêuticos e posições controversas, com incidência especial na abordagem diagnóstica e terapêutica do LES e SAF, na abordagem da Doença de Behçet e da patologia do interstício pulmonar, da síndrome de Sjögren, das vasculites ANCA e da esclerodermia, e no uso, sempre difícil e controverso, da terapêutica biológica em autoimunidade. Será dedicado um espaço significativo ao laboratório em autoimunidade, como a prescrição de ANAs e ANCAS e seu significado clínico. Como novidade relevante, vai ser descrito um novo síndrome clínico e será abordada novamente a problemática da relação entre infecção e autoimunidade.

O programa científico será desenvolvido com discussão de vários casos clínicos, de Espanha e de Portugal, com mesas redondas, com conferências e com debates, juntando palestrantes de Alemanha, Bélgica, Espanha, Holanda, Israel, Itália, Reino Unido e Turquia assim como portugueses de inegável idoneidade. Um perito fará um sumário dos factos mais relevantes em cada período da reunião.

Esperamos que os temas tratados sejam do interesse de todos os participantes e que tragam algo de novo e útil para a prática clínica. Todos os internistas, reumatologistas, patologistas clínicos e imunologistas, em especial os Internos Complementares, estão convidados a participar nos trabalhos científicos e nos almoços de trabalho.

Contamos com todos. Até breve.

Carlos Dias

Major Sponsors

actelion bayer roche servier

Gold Sponsors

boehringer glaxo merck

Silver Sponsors

abbot astrazeneca cslbehring leo-pharma menarini octapharma omtapharma pfizer phadia sanofi